Sempre: Conhecimento que gera re$ultado: A bezerra de hoje é a vaca de amanhã

4 minutos para ler

“A criação de bezerras é uma fase de alto investimento, é o futuro da sua fazenda! É composto de vários fatores que precisam ser trabalhados ao mesmo tempo para obter sucesso. ” — Mariana Campos.


Nosso segundo evento da série “Conhecimento que gera re$ultado” foi abordado o tema “A bezerra de hoje é a vaca de amanhã: Como criar suas bezerras e novilhas para serem vacas mais eficientes e produtivas” foi mediado pela Cássia Aparecida Soares Freitas, Zootecnista e Dra. em Nutrição Animal da Sempre Sementes e exposto pelo Dra. Mariana
Magalhães Campos, médica veterinária e pesquisadora em nutrição de ruminantes da Embrapa Gado de Leite, nele foram abordados fatores chave no manejo das bezerras para que no futuro se tornem vacas altamente eficientes na produção de leite.


Os cuidados iniciam antes mesmo da bezerra nascer, isto é, desde a escolha das vacas ou novilhas que serão inseminadas e até mesmo o sêmen ou touro utilizado. Quando pensamos nas novilhas foi ressaltados pontos cruciais a definirem a inseminação e, ou cobertura: peso, idade e principalmente a maturidade fisiológica , tudo isso para minimizar
problemas no parto o que pode causar prejuízos tanto para a vaca quanto para a cria e aumentar a produção de leite na primeira lactação.


Para o parto uma das principais dicas da Dra. Mariana é com relação ao ambiente, que pode ser um piquete ou baia de maternidade, ambos precisam estar sempre limpos, ventilados e secos, preferencialmente separados para vacas e novilhas. Além disto, nos chama a atenção sobre a localização desta área, pois precisa ser de fácil visualização para que quando o animal apresentar sinais de parto possamos monitorar com maior frequência, pois em algumas situações este parto precisa ser assistido. E não menos importante, logo no nascimento é o momento onde faz-se necessário tomar diversos cuidados com a bezerra, desta forma, quanto mais rápido for identificado a parição, melhor será!


A alimentação após o nascimento é outro fator importante na criação de bezerras, o efeito da colostragem impacta diretamente na produção de leite, ganho médio diário e na vida produtiva do animal.


“Hoje o padrão ouro para colostragem é que se forneça na primeira mamada 10% do peso vivo do animal em até duas horas após o nascimento”. – Mariana Campos


O colostro administrado neste primeiro momento em quantidade e qualidade é a forma de garantia de imunidade passiva do animal, que pode ser medida através dos níveis séricos de IgG no plasma sanguíneo. São três os principais pontos que podem comprometer esta “transferência de imunidade passiva”: vaca produzir colostro insuficiente ou de má
qualidade; dificuldade de fornecer a bezerra quantidade adequada do colostro nas primeiras horas de vida e por último falha de absorção intestinal. Por isto, o monitoramento tanto da qualidade do colostro quanto dos níveis séricos de IgG, são importantes.


A Dra. Mariana Campos também reforça que apesar de não estarem sendo notados diferenças no desempenho animal, hoje é uma preocupação utilizar o uso de leite de descarte para animais jovens, pois os estudos prévios conduzidos pelo seu grupo de pesquisa, apontam que os animais que receberam leite de descarte adquiriram resistência a antibióticos, o que no futuro pode ser um fator complicador.

Além destes pontos, foram salientados outros como cura de umbigo, manejo de bezerreiro com acesso restrito a visitantes, cuidados na higienização de baldes e mamadeiras, manejo alimentar adequado, adoção das BPA’s, também são vistos com bons olhos quanto aos benefícios gerados para a “vaca do futuro”. E para finalizar, a escrituração zootécnica da fazenda, pois conforme ressaltado pela Dra. Mariana Campos: “Não se gerencia o que não se mede” e “Sem dados você é apenas mais uma pessoa com opinião”.

A Sempre Sementes busca constantemente levar informações que façam sentido, auxiliando no correto emprego das tecnologias, temos um time preparado e estamos sempre ao lado do produtor.


Agradecemos a participação de todos, e para quem não pôde estar presente no momento, assista agora o vídeo na íntegra e fique por dentro de cada detalhe e dica para você aumentar a eficiência na criação de bezerras.

Posts relacionados

Deixe um comentário