Silagem: estamos buscando por produção ou produtividade?

4 minutos para ler

A escolha do híbrido posicionado para silagem é o primeiro passo de todos os processos envolvidos para produção deste alimento conservado. Dada a importância da produção de alimentos dentro da fazenda, é necessário que todas as etapas caminhem lado a lado para o sucesso da atividade. Ao escolher o híbrido o produtor tem duas opções: Produção de silagem ou produtividade. E você, o que tem escolhido?

 Atualmente a SEMPRE vem se consagrando no mercado de silagem com híbridos que entregam alto potencial produtivo e estabilidade de produção, além de proporcionarem bons resultados na composição bromatológica (composição química, valor nutritivo e energético) da silagem, o que nos permite levar aos produtores híbridos que proporcionem maior produtividade para a propriedade de leite ou carne. 

E nesta abordagem é fundamental o conhecimento da qualidade da silagem que o híbrido poderá entregar ao produtor, assegurando produção em quantidade, mas também em qualidade, o que poderá alterar as demandas de alimentos concentrados e que são os grandes responsáveis pela oscilação do custo da dieta na propriedade. Esse aporte de concentrado ou ração comercial para suprir a deficiência de nutrientes de uma silagem de baixa qualidade pode representar até 85% do custo total de uma dieta. E neste ponto, a escolha de um bom híbrido paga a conta do investimento aumentando a rentabilidade da atividade, pois em uma silagem com boa qualidade bromatológica, o custo com concentrado representa menos de 55% de uma dieta total. Assim, a escolha assertiva de híbridos para silagem, podem reduzir 30% do custo da alimentação dos animais.

Nós da SEMPRE buscamos entregar ao cliente, híbridos com produtividade elevada e focando em pesquisas com os mais modernos conceitos em genética e biotecnologia, garantindo maior produtividade e rentabilidade do seu negócio. E o exemplo deste empenho que travamos diariamente, apresentamos a seguir (Tabela 1), com resultados de bromatologia de silagens produzidas com nossos híbridos, comparados aos valores médios das análises em 2 laboratórios parceiros: 3RLab e EsalqLab. Os números nos revelam que temos alcançado adequados padrões de qualidade em nossas silagens expressos em amido, aproveitamento da fibra no trato gastrointestinal (TTNDFD) e digestibilidade de fibra. Apenas uma singela diferença para os níveis de fibra e digestibilidade de fibra comparado ao 3RLab e aqui cabe uma ressalva, pois os valores apresentados por este laboratório são relativos aos resultados obtidos no Brasil e Estados Unidos, e sabemos que as condições climáticas podem influenciar esta característica, nos países tropicais este efeito é expresso de forma negativa em maior concentração de fibra e impactos também na digestibilidade de fibra frente ao que se tem observado em países temperados.

Uma outra medida que chamamos atenção é o KPS. Esse parâmetro nos diz sobre o processamento de grãos o que impacta diretamente no melhor aproveitamento do amido. Conforme apresentado pelo EsalqLab, os valos médios têm sido de 50,2. Este valor é aceitável e considerado “bom”, porém precisamos buscar por valores de KPS próximos ou superiores a 70% o que confere perdas de amido fecal próximo de 3%. E o processamento adequado dos grãos depende de ponto de colheita, tamanho de partícula, ajuste de facas e contra facas, afiação e verificar se o cracker está sendo acionado nas automotrizes, são alguns pontos de atenção a serem avaliados.

Tabela 1 – Compilação de resultados bromatológicos de silagens de milho. 

Híbridos SEMPRE(1)AmidodFDNDig amido FDN TTNDFD KPS
30h7 h

% MS
%FDN
%
20A44VIP334,958,468,743,8
41,8
20A80TOP235,356,968,241,3
41,4
22S18 TOP 231,055,473,741,6
41,9
Referências







3Rlab (2)34,358,278,436,7
41
EsalqLab (3)27,1  49,5  62,1  45,1  – 50,2

(1) Valores médios de banco de dados julho/19 a julho/20.

(2) Valores médios dos últimos 4 anos (Laboratórios do Brasil e Estados Unidos/ Resultados obtidos em 11/09/2020).

(3) Valores médios dos últimos 2 anos.

Além disto, desejamos estar cada vez mais perto de quem está no campo, através de treinamentos, dias de campo, visitas assistidas na propriedade. Queremos trazer mais motivação, satisfação e realização pessoal, a você amigo produtor, que está na lida do campo, encara os desafios do dia a dia e tem o dom de produzir alimento, alavancando cada vez mais o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. 

A nossa satisfação é que o produtor encontre em nós uma parceira que transforme os serviços prestados em maior produtividade e rentabilidade do seu negócio!

Quer mais? Juntos a gente faz!

Posts relacionados

Deixe um comentário